Temor pode ser traduzido por medo, receio, pavor, terror de algo ou de alguma coisa. Podemos sentir medo de situações desagradáveis inevitáveis, como por exemplo temor da miséria, da velhice ou terror da morte. Traz-nos sensações de instabilidade, ameaças ou dúvidas.
Interessante observar que é diferente do temor a Deus, pois conforme observamos nas Escrituras, tem mais relação com a obediência a Ele e aos seus mandamentos, não pelo medo do seu julgamento que pode nos condenar a morte e ou ao inferno, caso desobedeçamos-lhe. O temor a Deus relaciona-se mais com as nossas atitudes de santificação e pureza, fidelidade, amor exclusivo a Ele como único Deus. Também tem a ver com a procura de um viver de sabedoria e fé.
Quando então analisamos a expressão bíblica: "não temas", vale o esforço em fazermos uma análise da mesma, onde o "não" que tem o sentido de contrário, negação, podemos chegar a uma conclusão até singela, mas profunda e proveitosa para nossa compreensão. Pois quando Deus usa essas duas palavrinhas direcionadas a nós, temos a firme convicção que Ele nos ordena para que não venhamos a ter este sentimento ruim e tão natural do ser humano.
Existe comentários que tem um "não temas" na bíblia para cada dia do ano, não fiz pesquisas e nem preocupo-me em fazê-la, pois não importa se tem ou não, o que realmente interessa é saber quem disse isso ou com que autoridade tal pessoa pronunciou este mandamento. Quando enfim eu reconheço que quem disse ou ordenou, é aquele que também pronunciou e garantiu que nunca esquecerá dos seus, nem por um milésimo de segundo e, ainda, fez uma promessa que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.
Portanto, meu caro leitor, a palavra "não" nesta aplicação, tem também o mesmo sentido de "apesar de, conquanto", e concluindo afirmamos com muita fé, que mesmo que talvez você se encontre em momento de muita angustia ou aflição, fique tranquilo, basta você depositar a sua confiança Nele, e passar a descansar nos braços de amor do seu Pai celestial. Use o poder da Palavra em sua vida e faça a oração que o Apóstolo Pedro recomenda, para entregarmos todas as nossas ansiedades ao Senhor, pois Ele tem um imenso cuidado por nós. Faça a entrega de verdade e com fé e você verá o resultado em sua vida.
Sugerimos então: NÃO TEMAS
By Paulo Lourenço
maio/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário